A Arte de Perseverar

                             
           

Ao longo dos séculos, a maioria das histórias inspiradoras que conhecemos o protagonista, precisou de uma boa dose de perseverança para atingir seu objetivo. Não sei exatamente do que você gosta ou em que acredita, mas aposto que, se pensar por um instante, vamos concordar que sim. O tema perseverança cabe em diversos assuntos, porém neste momento quero falar em especial com você que se sente cansado e pensa em desistir de um grande objetivo cuja realização pode mudar pra melhor sua vida. Pois bem, se você se identifica com minhas palavras pelo fato de estar pensando em abrir mão de um ideal devido as dificuldades que enfrenta, pare um pouco pois isso pode ser um ótimo sinal. Acredito que nas próximas linhas eu tenha boas notícias para você.


Assim como no aprendizado em que a fase da confusão é o momento em que nosso cérebro está digerindo e se familiarizando com as novas informações, no processo de realização de uma meta, objetivo ou sonho o desânimo é o processo em que as coisas estão mais próximos que nunca de acontecer. Há um ditado que gosto muito, cujo autor não me recordo que diz que, “a hora mais escura, é pouco antes do amanhecer”. Podemos afirmar que todo aquele que decide seguir seus sonhos, resiste aos obstáculos, suportando toda e qualquer adversidade, este ganhará um prêmio além de ver seu sonho realizado, terá o prazer de conhecer de perto a vitória. 

Sabemos que o sucesso nasce do íntimo de cada um, surge da determinação e persistência. Diferente do que muita gente acredita, o sucesso vem de dentro para fora, para se chegar a algum lugar, é preciso sentir-se lá, antes mesmo de estar lá.

O sucesso, na maioria dos casos, é construído na solidão de um quarto, com a saudade de pessoas que se ama ou num lugar distante. Não conheço ninguém que tenha realizado um grande sonho sem abrir mão de lazer, feriados e finais de semanas, dedicando parte de sua vida ao seu projeto. Isso é parte da fórmula do sucesso! 

Apostar no que acredita é outro ingrediente do sucesso. Walt Disney encontrou portas fechadas quando apresentou sua ideia que tinha como protagonista um ratinho, riram dele achando que ele era louco. Ele acreditou em seu sonho e o resultado dispensa comentários. Fred Smith criador da FedEx poderia ter desistido por ter sido ridicularizado ao apresentar seu trabalho de conclusão num curso de economia na Yale University no qual propunha a criação de um serviço de entregas aéreas urgente. Hoje a ideia que um dia foi totalmente desprezada pelos seus professores tornou-se a segunda maior companhia do mundo no segmento. É cabível lembrar que Thomas Edson foi desacreditado na escola pelos professores em sua infância, porém entrou para história brindando a humanidade com invenções que até hoje fazem parte de nosso dia a dia, como a lâmpada elétrica, o projetor de cinema, fonógrafo e também aperfeiçoou o telefone. 

Estes inspiradores e persistentes homens tinham algo em comum. Eles sabiam o que queriam, só buscavam quem os compreendesse e apostasse em suas ideias. Uma boa dica para a realização de um sonho é a técnica 3D que significa “Dedicação, Determinação e Disciplina. Sem esta fórmula, fica praticamente impossível atingir algum grande resultado. 

Alguns pensadores de nossa história nos deixaram grandes pérolas que podemos nos servir de norte nestes casos. Confúcio por exemplo, dizia que: “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha”. Enquanto Charles Chaplin acreditava que “A persistência é o menor caminho do êxito”.

Portanto, pense não apenas duas vezes, mas quantas vezes for necessário antes de pensar em desistir do seu objetivo ou abandonar seu sonho. Se você decidir colocar a arte de perseverar em sua vida, você pode não apenas estar tomando a decisão certa, mas também estará colaborando com o desenvolvimento e progresso da posteridade.


Gostaria de me colocar à disposição dos leitores para ponderações sobre o tema, bem como para sugestões sobre as próximas temáticas. Para tanto, entre em contato com o e-mail: editorial@canalcarreiraspoliciais.com.br .

 

“Acredite em você e confie no que acredita”!